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Sorriso realiza mutirão de exames de ecocardiograma

Moradora de Sorriso há 30 anos, a dona Marilene Lúcia Kaminski Berdinaz acordou cedo hoje, 27 de maio, para realizar um exame que aguardava há sete...

27/05/2025 às 11h47 Atualizada em 01/06/2025 às 13h04
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Moradora de Sorriso há 30 anos, a dona Marilene Lúcia Kaminski Berdinaz acordou cedo hoje, 27 de maio, para realizar um exame que aguardava há sete meses: umecocardiograma. Assim como ela, outros 184 pacientes sorrisenses - totalizando185 pessoas- devem ser atendidos em uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso e a Clínica Solidária. Os atendimentos iniciaram ontem, 26 e seguem até o fim desta terça-feira. Para a realização dos exames, o Município de Sorriso investiu R$ 35 mil em recursos próprios via Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires.

O secretário de Saúde, Vanio Jordani, destaca que o ecocardiograma é essencial para que o médico possa fechar diagnósticos. “É um exame complexo e essencial para a avaliação e seguimento de tratamentos; o ecocardio verifica a estrutura do coração todo, é uma análise completa possibilitando ao clínico responsável visualizar como proceder melhor”, diz.

Jordani destaca que esse é um exame de alta complexidade e de competência do Estado. Contudo, diante da fila de espera, o Município está investindo recursos próprios para a realização. “É compromisso do Município entregar o melhor serviço possível à nossa população”, acrescenta.

Claudete Souza, moradora de Sorriso há mais de 30 anos, também aguarda para realizar o ecocardio hoje. E ela aconselha: não deixe para depois para procurar ajuda. “Cuidar da saúde é preciso, então se você não se sente bem vá atrás, procure ajuda nos postinhos, faça exames consultas, tudo, para seguir seu tratamento correto coma medicação correta”, aconselha.

O secretário destaca que o conselho de Claudete deve ser ouvido e seguido ao “pé da letra”. “Destacamos que todos os pacientes que realizaram os exames busquem o laudo e o apresentem na consulta de retorno para a sequência correta do tratamento e que fiquem de olho nas chamadas para retorno”, reforça.

Central de Regulação 

E vale sempre lembrar que pacientes ou familiares com dúvidas podem e devem entrar em contato com a Central de Regulação do Município. A Central atende de segunda a sexta-feira pelo (66) 99978-8441. A recomendação é que pacientes que tenham dado entrada à pedidos clínicos já salvem o número para atender às chamadas. Vale lembrar que a população pode enviar mensagens de textos ou de áudio para sanar as dúvidas, como é operado via programa de computador, o número não atende ligações.

 

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Reginaldo Souza

 

 

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