
Uma comitiva de vereadores de São José do Rio Claro esteve em Brasília, no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para solicitar um novo caminhão‑pipa, um caminhão caçamba e 15 resfriadores de leite de 500 litros. O grupo foi recebido por Flávia “Flavinha”, chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos do MAPA, pasta comandada pelo ministro Carlos Fávaro (PSD). Segundo os participantes, houve sinalização positiva para os pleitos.
Participaram os vereadores Edmar Fidelis Maximiano (Pelézinho – Presidente da Câmara) – União, Adriel Pereira Irineu – União, José Roberto da Silva (Betin Silva) – Novo, Marcos Aliendes Lhopes (Marcos Júnior) – Podemos, Constantino de Almeida – PL, Adriano Bahia (Bahia do Cartório) – PL e Márcio Antônio de Assis – PL, além do vice‑prefeito Tarcisio Garbin (PSB) e da secretária municipal de Agricultura, Jackeline de Souza.

O pedido por mais um caminhão‑pipa foi motivado pelo aumento recente de incêndios no município, com registro de acidentes em sequência. Mesmo com a previsão de chegada de outro veículo semelhante, a comitiva argumentou que, no período de seca, “caminhão‑pipa nunca é demais” para dar suporte tanto na zona urbana quanto na área rural.
De acordo com os presentes, Flavinha indicou que, além do caminhão‑pipa, também deverá ser enviado um caminhão caçamba e 15 resfriadores de leite de 500 litros — demanda apresentada pela secretária Jackeline de Souza para fortalecer a cadeia do leite e atender produtores da agricultura familiar.
Marcos Júnior destacou a união entre Legislativo e Executivo e agradeceu o apoio do MAPA, mencionando que recursos recentes “beneficiam o município” e citando recapeamento da malha viária, reforma de quadra e demandas do bairro Jardim Rio Claro.
Flavinha elogiou o empenho dos vereadores e reforçou que “boas notícias vão chegar” para São José do Rio Claro, contemplando o caminhão‑pipa, o caminhão caçamba e pautas da agricultura familiar.
Vice‑prefeito Tarcisio Garbin agradeceu a atenção do MAPA e afirmou que a proposta de envio dos veículos é “muito gratificante para o município”, reforçando o alinhamento com a Câmara.
O reforço com caminhão‑pipa deve ampliar a capacidade de resposta do município em situações de incêndio e no abastecimento de água emergencial. Já o caminhão caçamba tende a acelerar serviços de infraestrutura rural e urbana. Os resfriadores de leite visam melhorar o armazenamento e a qualidade do produto, reduzindo perdas e apoiando diretamente pequenos produtores.
Com a sinalização positiva do MAPA, a expectativa é que os processos administrativos avancem para a formalização e envio dos equipamentos ao município. A Câmara e o Executivo afirmaram que seguirão acompanhando os trâmites até a entrega.
Mín. 21° Máx. 33°