
Na manhã deste sábado, 16 de agosto de 2025, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil) esteve em São José do Rio Claro para uma reunião pública no plenário da Câmara Municipal. O encontro reuniu cidadãos rioclarenses, agricultores e comerciantes, além de autoridades locais, e tratou da conclusão da MT-010, do enfrentamento às queimadas ilegais e, principalmente, da situação do novo Batalhão da Polícia Militar, ainda sem inauguração após mais de um ano.
Quem participou

O parlamentar esteve acompanhado do seu chefe de gabinete, Gilvan Rodrigues . Participaram os vereadores Edmar Fidelis Maximiano (Pelézinho) (União)— presidente da Câmara —, Maria Santiago (Novo), José Roberto da Silva (Betin) (Novo), Adriel Pereira Irineu (União), Ronney Fernandes (PSD), Marcos Júnior (Podemos) e Márcio Assis (PL); os ex-vereadores Evaldo de Castro, Inês Caetano e Carlos da Silva (Carlos da Libra); além do vice-prefeito Tarcísio Garbin, da secretária municipal de Agricultura, Jackeline Souza, e do tenente-coronel João Fernando de Souza Assunção, comandante da 18ª CIPM.
Anúncios: micro-ônibus para a APAE, van para a Saúde e nova ambulância

Na reunião, Dilmar Dal Bosco confirmou recursos para um micro-ônibus adaptado à APAE de São José do Rio Claro e uma van para o transporte de pacientes da Saúde, além do compromisso com mais uma ambulância. De acordo com o chefe de gabinete Gilvan Rodrigues, os anúncios somam cerca de R$ 1.000,000,00 um milhão de reais em emendas destinadas ao município.
O que foi dito
“O governo está com dinheiro para mandar para a Prefeitura comprar um ônibus adaptado para a APAE... uma Van para atender os nossos pacientes da saúde no deslocamento paara Cuiabá ou outro centro de tratamento e vou colocar também mais uma ambulância.” — deputado Dilmar Dal Bosco
“Confirmado: micro-ônibus adaptado para a APAE e uma van para a Saúde. Além da destinação também de uma ambulância para nossa cidade. São mais de 1 milhão de reais em investimento para atender demandas apresentadas pela sociedade civil, vereadores e lideranças.” — Gilvan Rodrigues, chefe de gabinete
Novo Batalhão da PM: cobrança por transparência e prazos

O tema central foi a falta de inauguração do novo Batalhão da Polícia Militar. Segundo o deputado, o Governo do Estado já havia sinalizado custeio de 100% do mobiliário da unidade, o que levanta dúvidas sobre a necessidade de a Prefeitura ter iniciado compras com recursos próprios. Dilmar afirmou que buscará informações oficiais junto ao Comando-Geral da PM e à Secretaria de Segurança para esclarecer o estágio do processo e os prazos de entrega.
Na Câmara, o presidente Pelézinho reforçou o papel fiscalizador e protocolou o Requerimento nº 059/2025, aprovado em plenário, que solicita ao Executivo local:
O documento destaca que, em 2024, foi aprovado um valor superior a R$ 400 mil para aquisição de móveis, com previsão de inauguração que não se concretizou.
“A Assembleia tem que ter informação. O governo tem que prestar contas. Vou pessoalmente pedir as informações e retornar aos parlamentares.” — deputado Dilmar Dal Bosco
Rodovias e queimadas também estiveram na pauta
Além da segurança pública, o deputado mencionou a dispensa de licitação e a contratação de uma nova empresa que finalizará a pavimentação da MT-010 no trecho que liga o município até o Rio Arinos próximo ao Pontal do Marape, que foi iniciada e estava abandonada e citou frentes de trabalho em infraestrutura viária na região — como as MT-160 e MT-235 —, ressaltando a importância de sinalização e manutenção contínuas. As queimadas ilegais foram abordadas com perguntas do público sobre ações de prevenção e fiscalização integradas.
Visitas técnicas aos batalhões

Após a reunião, Dilmar Dal Bosco, os vereadores presentes e o tenente-coronel João Fernando visitaram a estrutura atual da Polícia Militar e, em seguida, as instalações do novo batalhão, apontado como uma das melhores estruturas da região. A unidade aguarda a conclusão do mobiliário para ser inaugurada.
Mín. 21° Máx. 33°