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Estudantes de Direito simulam sessão plenária na ALMT

O projeto proporciona aos estudantes de diversas instituições de ensino uma imersão prática na simulação do processo legislativo

16/05/2025 às 16h41 Atualizada em 01/06/2025 às 11h05
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
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Foto: Luciano Campbell/ALMT
Foto: Luciano Campbell/ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na manhã desta sexta-feira (16), a primeira edição do Legisla FD, uma iniciativa pioneira promovida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Casa de Leis. O projeto proporciona aos estudantes uma imersão prática simulando, com fidelidade, o funcionamento de uma sessão parlamentar, com discussões de projetos de leis. 

A sessão simulada foi presidida pelo vice-presidente da ALMT, deputado Júlio Campos (União), que destacou a importância do projeto como forma de formação política dos jovens. “Recebi esse grupo de estudantes a pedido do presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB). É uma alegria ver a juventude participando e entendendo na prática como se constrói uma lei. Mato Grosso precisa de novos talentos na política, e iniciativas como essa ajudam a formar futuros legisladores conscientes e preparados”, afirmou Campos.

O parlamentar afirmou ainda que a iniciativa marca um importante passo na aproximação entre a universidade e o Parlamento estadual, ao estimular o protagonismo estudantil na construção da cidadania e na compreensão do papel político do Legislativo. Segundo ele, a parceria com a ALMT permite que os alunos ocupem o plenário como parlamentares por um dia.

Durante o evento, os estudantes foram divididos em bancadas que representaram a atual composição partidária da Assembleia. Cada participante assumiu o papel de um deputado estadual, com direito a fala na tribuna, elaboração de emendas e votação dos projetos. 

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT e idealizador do Legisla FD, professor Marcelo Theodoro, o projeto é essencial para o fortalecimento da democracia.

“Os estudantes não apenas simularam, mas vivenciaram os desafios da política legislativa. Conhecer o funcionamento das comissões, a negociação de emendas e a construção do consenso é fundamental para formar cidadãos conscientes do seu papel”, avaliou o professor.

Já o estudante Diego Feguri, do segundo semestre de Direito e coordenador acadêmico do Legisla FD, enfatizou que a proposta alia a formação profissional com a cidadania. “Queremos que nossos colegas saibam que também podem propor e debater ideias que impactam a sociedade. Hoje simulamos, mas amanhã podemos estar aqui de fato, defendendo essas causas no Parlamento”, disse.

Representando a União Estadual dos Estudantes (UEE), a acadêmica Graziele Tacanã reforçou a importância do acesso da juventude aos espaços de decisão política. “Essa parceria com a Assembleia Legislativa e a UFMT é transformadora. Mostra que esse espaço é da população. Muitos projetos que passam aqui refletem as lutas das periferias, dos movimentos sociais. É nosso dever estar por dentro disso”, afirmou.

Além dos futuros juristas, estudantes de jornalismo da UFMT também participaram da atividade, cobrindo o evento como parte do processo de formação prática. Leonardo Tavares, do segundo semestre, destacou a relevância da experiência.

“Tivemos preparação prévia, com divisão de funções editoriais e cobertura em tempo real. É uma oportunidade única de aplicar o que aprendemos e também de dar visibilidade a esse tipo de iniciativa”.

Legisla FD- Idealizado como projeto de extensão da UFMT tem previsão de novas edições, consolidando como um espaço de aprendizado democrático, formação política e exercício de cidadania. A parceria institucional com a Assembleia Legislativa, segundo os organizadores, é essencial para que o projeto saísse do papel. 

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