
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel, deu início ao 10º Curso de Operações Rotam (COR), na manhã desta quinta-feira (5.2), em Cuiabá. O curso é voltado para padronização de ações táticas e conta com a participação de 50 policiais militares de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
O curso tem duração prevista para três meses com carga horária de 800 horas/aula, consolidado como referência na capacitação tática especializada da Polícia Militar de Mato Grosso. Também tem como objetivo instruir os alunos para adquirirem conhecimento teórico e prático sobre as padronizações de ações de patrulhamento tático, apresentando instruções necessárias para o emprego eficiente das equipes policiais.
O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, explicou que toda a capacitação ajuda os profissionais de segurança pública para atuarem no patrulhamento tático motorizado e em situações críticas de segurança pública, como o combate criminalidade, ao tráfico de drogas e a outros eventos de alta complexidade.
“Nessas ocorrências, faz-se necessário o emprego de técnicas, táticas e meios diferenciados para a resolução de crises e o restabelecimento da ordem pública, por meio de uma modalidade de policiamento especializado, caracterizada pela superioridade técnica e tática, pelo uso proporcional da força e pela aplicação de conhecimentos específicos de patrulhamento urbano, rural e do emprego de tecnologias menos letais”, enfatiza o tenente-coronel.
O curso possui matriz curricular própria, contemplando disciplinas essenciais à formação operacional, doutrinária, física e intelectual do policial militar, sendo as principais: Doutrina de Rotam, Educação Física Militar, Patrulhamento Urbano e Rural, Noções de Ações Táticas e de Choque, Armamento e Munições, Tiro Policial, Técnicas Menos Letais, Defesa Pessoal, Noções de Emergência Médica, Gerenciamento de Crises e Negociação de Primeiro Contato, Direitos Humanos, Legalidade da Ação Policial, além do Estágio Supervisionado.
O comandante-geral em exercício da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Willian Dorileo, destacou a importância do curso, que completa 20 anos de existência neste ano, e desejou boas vindas a todos os alunos que participam de todo o processo de capacitação.
“Temos 20 anos de história desse curso, que chega a sua 10ª edição com muita história e bons resultados, pois o Batalhão de Rotam é o responsável pelo combate diário às facções criminosas, combate à violência, ao reforço ao policiamento em áreas de maiores incidências criminais e ocorrências complexas, operações de choques e diversas outras missões. Vocês representarão e serão líderes que estarão atuando em momentos mais críticos e responsáveis pelo primeiro atendimento a essas ocorrências importantes. Todas essas técnicas serão usadas, principalmente, para a proteção do cidadão, mas também para os próprios senhores e reduzir os riscos aos operadores dessas ocorrências”, completou o coronel.
A aula inaugural contou com a palestra do coronel da reserva remunerada da PM, José Antônio Gomes Chaves, que falou sobre a história da Rotam.
Mín. 23° Máx. 35°